Programa Estação Saúde realiza mais de 1.200 atendimentos na estação ferroviária de Japeri

Ação levou consultas, vacinação e exames rápidos aos passageiros que utilizam o transporte ferroviário no município

Mais de 1.200 atendimentos foram realizados durante a mais recente edição do Programa Estação Saúde, promovida pela Prefeitura de Japeri na última sexta-feira (19). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) e a Trens RJ, levou diversos serviços de saúde diretamente aos usuários da estação ferroviária do município.

A ação aconteceu durante quatro horas, a partir das 16h, aproveitando o intenso fluxo de passageiros que utilizam os trens nos trajetos entre Japeri, a Central do Brasil e Paracambi. O objetivo do programa é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, levando atendimento a locais de grande circulação de pessoas.

Durante a iniciativa, os usuários passaram por um fluxo integrado de atendimento que incluiu triagem, consulta de enfermagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. Após a realização dos exames, os participantes que necessitavam de acompanhamento eram encaminhados para avaliação médica.

Entre os beneficiados pela ação estava a moradora de Engenheiro Pedreira, Flávia Mara, que participou do atendimento ao retornar de compromissos fora de casa. Segundo ela, a iniciativa permitiu que realizasse avaliações de saúde de forma prática durante sua rotina.

Outro usuário atendido foi Mauro Silva, que aproveitou a oportunidade para atualizar sua caderneta de vacinação. Ele ressaltou a importância da imunização e dos cuidados preventivos para a manutenção da saúde da população.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica de Japeri, Helen Santos, o programa foi criado para ampliar a cobertura da Atenção Primária e aproximar os serviços de saúde dos moradores. Segundo ela, as estações ferroviárias concentram diariamente trabalhadores, estudantes e passageiros que seguem para outros municípios, tornando-se locais estratégicos para ações preventivas.

Implantado em novembro de 2025, o Programa Estação Saúde acontece quinzenalmente e alterna suas atividades entre as estações de Japeri e Engenheiro Pedreira. Desde sua criação, a iniciativa vem registrando números expressivos de atendimentos, oferecendo vacinação, consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testagens rápidas para doenças infectocontagiosas, orientações de saúde e distribuição de preservativos.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar cada vez mais o alcance do programa, fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde junto à população que utiliza diariamente o sistema ferroviário da região.

Notícia Minuto a Minuto - Entrevista com a Doutora Katia Mello sobre o mutirão oftalmológico em Duque de Caxias no dia 26 de maio de 2026
00:00:00

Comentários

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário