Quinta, 21 de Novembro de 2024 03:48
(21) 983143759
Mobilidade Urbana Transporte Público

SuperVia implementa projeto piloto para combater vandalismo em trens

Iniciativa envolve kits de proteção para portas mais visadas, com objetivo de aumentar segurança e reduzir custos

30/10/2024 13h22 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação / SuperVia
Foto: Divulgação / SuperVia

A SuperVia está lançando um projeto piloto para mitigar os efeitos do vandalismo em suas composições. A iniciativa inclui a instalação de um kit de proteção nas portas, um dos equipamentos mais frequentemente depredados nos trens. O projeto, em desenvolvimento desde agosto, visa aumentar a segurança e a integridade dos carros de passageiros.

Os novos kits antivandalismo são feitos de material policarbonato duplo, instalado internamente e externamente nas portas, formando uma contenção robusta contra impactos. Segundo a SuperVia, a tecnologia foi desenvolvida pelo setor de engenharia de manutenção da empresa e, durante os testes, os kits resistiram a forças muito maiores que a capacidade de um chute humano, o que dificulta a ação de vândalos.

“Nosso objetivo é proporcionar maior resistência ao impacto e manter um custo de execução baixo”, explica Juliana Barreto, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia.

Por enquanto, os kits serão instalados nas portas 1 e 8 de cada composição, com custo a partir de R$ 520 por porta. Essas portas foram escolhidas inicialmente por serem as mais visadas pelos vândalos e, quando ocorrem ataques, elas ficam travadas por questões de segurança.

“A SuperVia gasta em média R$ 150 mil por mês na manutenção dessas portas. Com a instalação dos kits, esperamos uma redução significativa nos custos de reposição e uma melhoria na segurança dos trens. Essa implementação representa um passo importante para combater o vandalismo e garantir a integridade dos trens, refletindo nosso compromisso com inovação e sustentabilidade”, conclui Juliana.

Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.