Quarta, 04 de Dezembro de 2024
21°C 23°C
Queimados, RJ

Estado e Supervia firmam acordo para transição do serviço ferroviário no RJ

Justiça avaliará o termo que visa melhorias no transporte urbano

Por: Redação da Folha
26/11/2024 às 21h34 Atualizada em 29/11/2024 às 12h11
Estado e Supervia firmam acordo para transição do serviço ferroviário no RJ
Foto: Divulgação

O governador Cláudio Castro assinou, na manhã desta terça-feira (26), um acordo com a Supervia para viabilizar a transição da operação do sistema de trens urbanos na capital e a Baixada Fluminense. O documento, que estabelece compromissos tanto do Governo do Estado quanto da concessionária, ainda precisa ser homologado pela Justiça, com análise prevista para a próxima semana.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do procurador-geral do Estado, Renan Saad, e do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis. O governador destacou a necessidade de melhorias urgentes para os usuários. "É um modal que está aquém do que foi um dia. Este é um processo de arrumar a casa", afirmou Cláudio Castro, referindo-se ao período de transição que deve durar de seis a nove meses.

Durante a fase de transição, a Supervia continuará operando, mas sob supervisão direta do Governo do Estado. A expectativa é que, ao final desse processo, seja realizada uma nova concessão para o serviço.

A malha ferroviária do Rio de Janeiro, composta por oito ramais, quatro extensões e aproximadamente mais 104 estações, transporta diariamente cerca de 300 mil pessoas. Na Baixada Fluminense, destacam-se os ramais de Japeri (11 estações), Paracambi (2 estações) Belford Roxo (5 estações) Gramacho (3 estações), Saracuruna (3 estações) Vila Inhomirim (7 estações) e Guapimirim (14 estações). Sendo que não são contados como estações iniciais do ramais Japeri, Gramacho e Saracuruna, por ser terminais e de passagem ou extensões. E contando somente as estações da baixada, não contando os ramais referente vindo da capital.

Segundo Washington Reis, o controle parcial retomado pelo governo permitirá ações imediatas para revitalização de estações, recuperação de escadas rolantes, reforço de segurança em áreas dominadas pelo tráfico e melhorias em passarelas. "Com essas tratativas, estamos pavimentando um caminho para devolver dignidade aos passageiros", afirmou o secretário.

Com a homologação do acordo, a expectativa é que o transporte ferroviário do estado volte a oferecer um serviço de qualidade à população, atendendo às necessidades de deslocamento diário com mais eficiência e segurança.

Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários